Laila Tinha Uma Supresa
Uma história de Shabat
Luciana Pajecki Lederman & Tania Menai
Ilustração de Babi W. Steinberg
Editora Callis



Um Livro sobre tempo e família
Tudo começou num delicioso almoço de Shabat na casa da Luciana, em outubro de 2013, em Nova York. Lu e Tania conversaram sobre a quantidade e variedade de livros judaicos para crianças em livrarias americanas: pessach, chanuká, sukot. Há sempre uma prateleira dedicada a assuntos judaicos em grandes livrarias. A comparação é sempre inevitável: no Brasil, a realidade é outra.
Como mães, elas adorariam que as crianças brasileiras também pudessem usufruir de livros com temas judaicos com um toque contemporâneo e tropical. Então resolveram criar! A intenção é escrever uma série que inclui festas e valores. Para começar, elegeram o Shabat, por ser atemporal, universal e cada vez mais necessário.
Luciana e Tania se reuniram inúmeras vezes em cafés e bibliotecas de Manhattan, e criaram uma história que gira em torno de uma família moderna, que inclui avô sefaradi, avó esquenazi, pai, mãe e três filhos: uma menina e seus dois irmãos mais velhos. Os nomes das crianças são em hebraico, e acabaram sendo dos próprios filhos das autoras. Elas prezam pela mistura, a abertura e a diversidade: as cenas na escola mostram bem isso.
O livro passa a mensagem de um judaismo contemporâneo, vivido na realidade brasileira, ou de qualquer país da América Latina. Um livro para famílias de casamentos mistos, para crianças judias e não-judias, para crianças de escolas judaicas ou não. Enfim, um livro para crianças.
A ilustradora Babi, que vive no Rio de Janeiro e é mãe de dois, foi escolhida a dedo para ilustrar - as reuniões foram feitas por Skype. O resultado não poderia ter sido melhor, não acham?
Desde o começo, quando o livro ainda era uma remota idéia, o projeto sempre foi recebido com sorrisos. Ainda em fase embrionária, a Miriam Gabbai da Editora Callis topou publicá-lo. E para a surpresa das autoras, um pequeno grupo de amigos colaboraram com o investimento inicial sem pestanejar.
Além disso, 160 amigos e conhecidos colaboraram com uma campanha de crowdfunding no site Catarse: o projeto teve mais de mil compartilhamentos em mídia social, e elas levantamos 130% do valor solicitado, em apenas duas semanas (o prazo era 40 dias!). Graças a toda esta gente, este livro chega hoje até você.
Dois anos e muitos capuccinos mais tarde, elas esperam que a leitura traga sorrisos, seja um ótimo companheiro das horas em família e incentive, cada vez mais, a apreciação deste tempo. (Mas desligue o celular!).
Aguarde os próximos. : )
* * *
.